A caminhada gremista em busca do tricampeonato da Libertadores começou com uma vitória fora de casa. Diante do Nacional, quinta-feira, no Estádio Parque Central, no Uruguai, o time de Enderson Moreira balançou as redes com o paraguaio Riveros, venceu por 1 a 0, e volta a Porto Alegre com três pontos na bagagem.
Em um primeiro tempo muito equilibrado e disputado, o zero não saiu do placar. O Grêmio começou melhor a partida, com mais posse de bola do que o adversário. No entanto, foi o Nacional que chegou perigosamente, aos 11 minutos, após chute de fora da área de Pena, que passou perto da trave direita de Grohe. Aos 28, Zé Roberto experimentou da entrada da área, Munúa espalmou, e Luan cabeceou fraco no rebote, na melhor chance gremista na etapa inicial. Os uruguaios assustaram novamente, aos 36, com Cruzado, que bateu forte, dentro da área, e a bola passou à esquerda da meta tricolor.
Confira o esquema e os dados do jogo desta quinta-feira
Riveros marca e tricolor segura o resultadoNa volta do intervalo, o Nacional começou pressionando. Logo a 1 minuto de jogo, Scotti cabeceou, após cobrança de escanteio, e Marcelo Grohe fez bela defesa, salvando o Grêmio. Mas, aos 23, Riveros, em cruzamento de Ramiro do lado direito, subiu livre e mandou para o fundo das redes abrindo o placar para os gaúchos. Dois minutos depois, Barcos perdeu a chance de liquidar a partida, em contra-ataque gremista. No final do jogo, aos 43, Légo Gago assegurou o triunfo tricolor, tirando a bola quase de dentro do gol. No mesmo lance, os donos da casa ainda pediram um pênalti, após a bola bater no braço de Barcos dentro da área. Depois de muita pressão do Nacional, os gaúchos seguraram o resultado.
O Grêmio volta a campo pela Libertadores em 25 de fevereiro, uma terça-feira, às 22h, contra o Atlético Nacional (COL), na Arena, em Porto Alegre. Pelo Gauchão, os tricolores enfrentam o Esportivo, no próximo domingo, às 16h, no Parque Montanha dos Vinhedos.
Tabela da 1ª rodada da Libertadores
"